A mentira tem perna curta

Lidando com Problemas Financeiros
Acúmulos da vida

A mentira e a verdade fazem parte da nossa personalidade. (Imagem: Envato)

Mentira.
Quem nunca mentiu?
Quem ainda não mente?

Por que mentimos?
A mentira é, no primeiro instante, um tapa-buraco para encobrir uma verdade que não queremos assumir. Seja por vergonha, negação, mas principalmente por medo da reação do outro. A cada mentira criamos uma máscara, e com ela começa a se formar toda uma história. Muitas vezes esse mundo criado a partir da mentira torna-se tão complexo que a pessoa passa a acreditar. Se torna uma verdade para ela. Algumas pessoas convivem e se envolvem tanto, que passam a viver anos naquela mentira. Até o dia em que a máscara cai.

Eis onde vive perigo, porque as máscaras sempre caem. Nenhuma mentira se sustenta. Não vai longe. Tem pernas curtas. 

Existem situações em que a mentira surge de forma necessária. Quando visa o bem do outro. Mentimos também para proteger alguém que amamos. Quando avaliamos de que forma algum fato ou notícia pode abalar a pessoa, e decidimos por ocultar a verdade de forma a preservar o outro. Dependendo da personalidade, ou mesmo do estado de saúde de alguém, às vezes é melhor usar uma mentira para preservar o estado emocional ou físico. 

A mentira e a verdade fazem parte da nossa personalidade. 

Sabemos que as pessoas mentem em diversos graus, e também usamos da mentira em determinados momentos de nossa vida. Mas o risco existe quando a mentira se torna maior do que a verdade, a ponto de nos tornar prisioneiros dela. Construímos essa prisão para manter a mentira viva. Nos tornamos reféns do medo, da desconfiança, da contradição. Tudo isso exige um esforço e uma energia que drenam qualquer possibilidade de prosperidade e sucesso. 

Ainda que em algumas raras situações a mentira possa parecer uma opção mais confortável, é na verdade que podemos acessar uma energia mais forte e poderosa. A verdade é libertadora. Por pior que seja uma verdade, ela vem livre de qualquer culpa, amarrações, medo. Tem o poder de libertar nossos pensamentos para seguir em frente com o que realmente é importante. 

Da mesma forma, não devemos julgar aqueles que ainda vivem e se prendem na mentira. A energia do julgamento nos conecta ao que julgamos, e passamos a sintonizar a mesma energia daquele que mente. Entenda que cada um está em sua própria jornada particular de evolução. 

Agradeça quando descobrir uma verdade.
Agradeça quando puder contar a verdade.
É ela capaz de te levar longe.

Deixe seu comentário