A Energia da Concorrência

O nosso propósito de vida
Porque é tão difícil manter o autocontrole?

Ao invés de encarar aquele que está na mesma corrida que você como algo nocivo, lembre-se que - quando você entrou no mercado - você também era a concorrência. (Imagem: Envato)

Todos nós lidamos com algum tipo de concorrência ao longo da vida. Em círculos de relacionamentos, na escola, no trabalho. Mas é nos negócios que sentimos mais forte a preocupação com essa questão. Comerciantes, empresários, profissionais, podem ficar muito preocupados com as ações da concorrência, e isso afeta a maneira como tomam decisões ou a qualidade de seus dias.

Mas afinal, o que seria a energia da concorrência?

A energia da concorrência vem diretamente do sentimento de escassez. O medo de perder clientes, negócios e o impacto da vida financeira. Algumas pessoas acreditam que algum concorrente as fez falir. Outros se sentem ameaçados constantemente. Mas muitas vezes pode ser um sentimento de insegurança quando a sensação é de que o outro está dando certo. Aí a vibração entra no campo da inveja e pode modificar totalmente a vibração próspera de um negócio.

Mas existe uma outra forma de abordar a concorrência e enxergá-la como um motor para nos manter ativos e inovadores. Ao invés de encarar aquele que está na mesma corrida que você como algo nocivo, lembre-se que – quando você entrou no mercado – você também era a concorrência.

Toda energia tem dois lados.
Se você olhar para o concorrente você dá força pra ele.
Se você olhar para o seu negócio você dá força para o seu negócio.
Todo processo energético tem esses dois lados que, para onde você der atenção, será para onde a sua energia será desviada.

Procure enxergar na concorrência alguns fatores:

  • Faz com que o mercado se mexa
  • Força a ter novidades e diferenciais
  • Mexe nos custos para ser mais atraente
  • Faz a empresa inovar para diminuir custos
  • Permite que entre uma nova filosofia de trabalho e de produtos
  • Dá mais opções aos consumidores entre qualidade, quantidade, variedade, preços e facilidades
  • Faz com que se dê mais atenção ao processo de venda e ao conhecimento dos produtos
  • Faz com que o pós-venda faça parte do produto: como se troca, como se devolve, qual o tempo para se resolver um problema.

Quando você se sentir ameaçado pela concorrência, procure tomar as devidas providências para melhorar o seu produto ou serviço, e continue atrativo para seus clientes. Reclamar não vai mudar a situação, apenas reforça ainda mais a energia do outro e pode, inclusive, despertar a curiosidade em quem ouve a reclamação.

Encare a sua concorrência como uma oportunidade. Como uma força que veio para te deixar melhor e se superar. É assim que ficamos mais atentos às inovações, é assim que trabalhamos para ficar sempre à frente. Afinal, ser o líder em um mercado com mais ninguém não é ser líder de nada. É ser a falta de opção.

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