O nosso propósito de vida

A Energia dos Bichinhos de Estimação
A Energia da Concorrência

Propósito de vida é um objetivo macro que mantemos em mente para atingir em nossa vida. (Imagem: Adobe Stock)

Ouvir e falar em propósito de vida está cada vez mais frequente. As pessoas procuram fórmulas, fazem cursos, estão constantemente buscando uma resposta para algo que possa dar um sentido para suas vidas. Mas afinal, o que seria nosso propósito de vida?

Propósito de vida é um objetivo macro que mantemos em mente para atingir em nossa vida. Esse objetivo pode surgir em diversos formatos. Pode estar relacionado ao sucesso profissional, na realização de um sonho ou algum tipo de habilidade específica, um projeto social, um estilo de vida. Por uma questão egóica também, sentimos que precisamos imprimir existências significativas nessa vida, e portanto podemos ficar buscando propósitos grandiosos e ignorando o que realmente queremos. 

Esse é um sentimento que surge na infância, quando a expectativa dos pais faz com que imaginem futuros de realizações. A pergunta que sempre surge: “O que você vai ser quando crescer?”. Está presente também nos filmes e desenhos que assistimos, com heróis, fantasias, até nos temas de festas de aniversário. Tudo isso já carregava conceitos e expectativas que, quando crescemos, ficamos com a sensação de não cumprimento. Por um lado positivo, esses padrões que herdamos podem nos ajudar a identificar o nosso propósito. Eles sinalizam nossa busca ou algo que pode nos dar um senso de realização. Por outro lado, a necessidade de realizar algo a todo custo pode se tornar uma obstinação e acabam nos levando a tomar atitudes que nos desvirtuam do nosso propósito. 

Muitas vezes esse propósito pode vir como uma resposta a condições que passamos na vida também. Quando não se tem fartura ou quando se convive com pessoas em condições desfavoráveis, é comum a pessoa buscar desenvolver propósitos e criem um desejo de crescer e fazer algo maior para dar suporte a todas as dificuldades vivenciadas.

E essa é uma diferença importante entre a ideia de missão e propósito. A missão pode vir carregada de forma pesada, de sentimentos que exigem perdas, castigo, sacrifícios, e o senso de superioridade, dando a impressão de querer ser maior do que o ouvinte. Lembrando que tudo que leva a um ego exagerado, atrai grandes aprendizados para que esse ego seja desconstruído.

A falta de um propósito também pode ser um grande desafio. As pessoas que sentem uma falta de objetivo em seus dias podem adoecer, cair em depressão, sentir que a vida não tem mais sentido, e desenvolver distúrbios mentais que lhes causam muito sofrimento. Encontrar algo que lhes traga satisfação, que seja um objetivo, por menor que seja, pode ser um incentivo para se colocar em movimento. Uma vez que se atinge algo, buscar ideias que o motive a seguir em frente. 

Nunca se esqueça de agradecer a cada passo, a cada conquista. O Universo trabalha para a nossa evolução constante, e agradecer é um elemento essencial para que o ciclo de realizações se mantenha constante. 

Gratidão sempre.

Deixe seu comentário