Porque é tão difícil manter o autocontrole?

A Energia da Concorrência
Resiliência Feminina

Lidar com isso e trabalhar o autocontrole é mais um passo para a evolução, e uma forma de conquistar aprendizados mais leves e tranquilos. (Imagem: Adobe Stock)

Todos nós estamos em uma jornada de aprendizado e evolução. Ainda que esse não seja um movimento consciente, ou ainda que não seja algo que estamos em busca, a evolução é constante. Existem momentos mais desafiadores, outros que podem vir com leveza. A maneira como esses aprendizados se apresentam tem muito a ver com a forma como reagimos a eles. Tudo é uma questão de autocontrole. Mas se é o autocontrole que nos leva a uma evolução mais tranquila, porque é tão difícil mantê-lo?

O autocontrole está diretamente ligado aos nossos instintos mais primitivos. Toda vez que reagimos de forma impulsiva, quase sem pensar. São os momentos quando entramos em modo automático. Essa falta de controle faz com que percamos as oportunidades de levar esses aprendizados de maneira mais leve.

A dificuldade em ter autocontrole pode ter suas raízes desde a infância. A maneira como somos criados desempenha um grande papel nisso. Se tivemos uma criação onde não aprendemos a disciplina, rotina, limites; ou ainda se fomos mimados ou nos privaram de assumir responsabilidades, não conseguimos desenvolver as habilidades necessárias para cultivar o autocontrole. Crescemos acreditando que somos o centro das atenções e não assumimos as consequências de nossos atos. Eventualmente a vida nos confronta e sofremos mais com os aprendizados.

O Universo sempre cobra. É ação e reação. Quando não construímos a fundação do autocontrole, esses aprendizados podem ser percebidos como castigos. Sofre-se mais.

Lidar com isso e trabalhar o autocontrole é mais um passo para a evolução, e uma forma de conquistar aprendizados mais leves e tranquilos.

Nos últimos anos percebemos um aumento na busca de terapias e tratamentos alternativos à medicina tradicional. Além do bem-estar corporal, as pessoas estão em busca de uma qualidade de vida mais completa. Algo que possa contribuir nessa jornada de evolução. Esse despertar que a Humanidade vive hoje, contribui com mudanças para que se tenha um controle maior e melhor do seu Eu interior.

Esse é um caminho constante, e se você já começou, não desanime. Aprenda e agradeça cada pequena conquista, suas tentativas, erros e acertos. Mesmo quando parecerem difíceis.

Lembre-se, não são impossíveis.
Gratidão sempre.

Deixe seu comentário