Resiliência Feminina

Porque é tão difícil manter o autocontrole?
A Energia das Afirmações 

A raiz da resiliência é buscar sempre a solução. (Imagem: Envato)

Essa é uma semana em que se fala muito sobre as mulheres, suas lutas e conquistas. É uma reflexão importante, e achei legal aproveitarmos esse momento para tirar alguns aprendizados com a trajetória das mulheres. Uma das características que acho mais inspiradores, quando olhamos para as conquistas femininas em todos os campos, é a resiliência feminina. 

Resiliência é uma virtude. É a capacidade humana de se adaptar às adversidades da vida, com flexibilidade. A habilidade de dar a volta por cima, retornar ao seu estado natural e retomar as rédeas da própria vida. Isso é uma condição muito característica das mulheres, que em geral possuem muito maior resiliência do que os homens. 

A resiliência feminina acaba se sobrepondo à rigidez que os homens têm frente à vida. E isso acontece principalmente pelo apego ao ego. Muitos se colocam em pedestais, se recusam a aceitar qualquer alteração nessa condição, enquanto as mulheres são mais proativas frente às adversidades. Enfrentam e correm atrás, focando no que é necessário, e não no ego.

Testemunhamos muitos exemplos disso durante essa pandemia. Frente a uma situação tão inusitada e que abalou todos, em todos os extratos sociais, vimos mulheres tomarem a frente e se adaptarem com agilidade e, muitas vezes, a grandes custos pessoais. Quantas abriram mão de seus status em empresas, e passaram a transformar a rotina doméstica, criar alternativas para garantir o ganha pão. Empreenderam, mudaram a estrutura da casa, se adaptaram e venceram bloqueios internos. Isso acontece por uma habilidade de desconstruir crenças antigas. Aquelas vozes internas que dizem que não podemos, não merecemos, não sabemos fazer.

Essa força é muito poderosa. Capaz de nos alimentar com determinação de vencer e de superar qualquer obstáculo. E vem de encontro com o que falo muito em meus atendimentos: Não seja parte do problema, seja parte da solução. 

A raiz da resiliência é buscar sempre a solução. 

Em diversos momentos de nossa vida nos encontramos em encruzilhadas, em situações onde precisamos ser resilientes. Podemos aprender e resgatar a resiliência feminina.
Buscar sempre a solução. Não tenha medo de errar. De mudar de caminho ou estratégia. 

Ao final temos certeza de que tudo passa. 

E tudo fica bem.

Deixe seu comentário