Por que é tão difícil manter promessas de ano novo?

A Energia das Dívidas
A Energia do Merecimento

Quando assumimos nossas promessas como dívidas, elas tomam um peso quase insustentável. (Imagem: Envato)

O início de um novo ano traz a perspectiva de começar um novo ciclo. Projetamos sonhos, vontades, um ideal de quem somos e o que queremos para nossa vida. Isso é natural e muito bem-vindo. A evolução e o autodesenvolvimento devem vir dessa raiz, dessa vontade legítima de ser e fazer diferente. Por isso, quando um novo ano começa, aproveitamos a oportunidade para fazermos promessas de ser diferentes.

 

Quando pensamos o que é uma promessa, ela nada mais é do que uma afirmação. Quem me segue há mais tempo sabe que afirmações são grandes ferramentas de transformação energética. Então se promessas são afirmações e elas nos ajudam, por que é tão difícil manter esse propósito ao longo do ano? Por que abandonamos tão rapidamente as promessas de ser diferente que fazemos?

 

A primeira coisa que precisamos entender é que, embora uma promessa seja uma afirmação, ela também vem carregada por conceitos e padrões que herdamos culturalmente, da maneira como fomos criados ou do ambiente em que crescemos. Quem nunca ouviu a expressão “promesa é dívida”?! E como já falamos recentemente por aqui, as dívidas carregam uma energia oposta à prosperidade. 

 

Quando assumimos nossas promessas como dívidas, elas tomam um peso quase insustentável. Deixa de ser uma afirmação poderosa de transformação e torna-se um fardo a ser cumprido. Algo que exige sacrifício e privação. Vamos isso o tempo todo em quem se propõe a cumprir uma promessa de ano novo. 

 

“Esse ano vou emagrecer”
“Esse ano vou parar de fumar”

 

E assim se penitenciam a provas e privações como se a transformação pessoal fosse um tesouro só alcançado com dor e sacrifício. Naturalmente, isso não se mantém. Passadas algumas semanas, as promessas foram fracassadas e todos os maus hábitos estão presentes em sua vida novamente. 

 

Fazer promessas pode ser um mecanismo de ajuda para conquistar um objetivo maior. Elas nos alinham com um compromisso e um propósito para que o Universo entenda e colabore com essa mudança. Mas se a promessa for carregada com um padrão de dívida e sacrifício, dificilmente ela permitirá que você se transforme verdadeiramente. 

 

Encare as suas promessas desse ano novo como grandes afirmações de incentivo e transformação. Ao invés de pensar em uma dívida, pense que são veículos de solução. Coloque sua energia nos benefícios que a sua promessa de ano novo irá te trazer. 

Vá absorvendo a afirmação da sua promessa aos poucos, consciente de que é necessário e não um sacrifício. Não fique preso ao tempo. Faça e viva um dia de cada vez.

 

Agradeça por cada dia em que se manteve na sua promessa, e trabalhe sua afirmação para continuar.

Um dia de cada vez, um ciclo de cada vez.

Deixe seu comentário