A Energia do Merecimento

Por que é tão difícil manter promessas de ano novo?
A Força da Paciência

O merecimento não é algo que você conquista. Ele é inerente a todos nós. (Foto: Envato)

 

Merecimento é um conceito que está sempre em nossas conversas, mas poucos realmente param para refletir e entender o que consiste. Afinal de contas, o que é merecimento e como essa energia funciona em nossas vidas?

Cultivamos uma ideia errônea de que o merecimento é uma premiação, algo de direito que recebemos após muita dedicação e sacrifício. Essa é talvez a maior armadilha da energia do merecimento. Quando fazemos esforços e sacrifícios, e por isso pensamos que merecemos determinada recompensa, entramos em duas vibrações completamente opostas à prosperidade: a da chantagem e a da reclamação. 

A energia da chantagem surge quando condicionamos nossas ações a alguma recompensa. Passamos a direcionar o nosso esforço e dedicação unicamente com o intuito de receber algo em troca, e não como um processo de aprendizado e evolução. É a mesma coisa que acontece quando fazemos alguma doação a alguém esperando um agradecimento ou uma satisfação do ego, para mostrar para os outros que somos “bons” ou “generosos”. Quando o ego é o motivador, ele será a recompensa. Ego gera ego. 

Na energia do merecimento, quando entramos na vibração da chantagem, ela corrompe completamente qualquer recompensa que poderia ser gerada pelo Universo. Ao fazer ações pensando unicamente no que se pode receber em troca, perde-se todo o processo de entender e vivenciar de fato as atitudes que estamos tomando. Invariavelmente, entramos também em um ciclo de comparações que travam nosso crescimento e qualquer potencial de prosperidade. 

Ao olhar para o outro e comparar os esforços que ele faz e o que recebe da vida, nos tornamos mesquinhos e certamente nos frustramos por não receber o mesmo. É uma chantagem que se faz com o Universo. Como se dissesse: “Eu estou fazendo isso, então você TEM que me dar aquilo”. E o Universo não gosta de ser chantageado!

É nesse ponto que transitamos da energia da chantagem para a energia da reclamação. Ao dedicarmos nossos esforços para um retorno específico, passamos a nos ressentir do Universo por não ter recebido o que esperávamos. Lamentamos os esforços, os sacrifícios. Como já falei inúmeras vezes, reclamação é ingratidão. 

 

Como acessar o merecimento

 

Eis uma grande pegadinha do Universo. O merecimento não é algo que você conquista. Ele é inerente a todos nós. É um direito adquirido. Você só precisa acessar. 

O ciclo próspero do Universo é muito simples: Pedir. Receber. Agradecer. 

Essa é a chave para acessar o merecimento que já existe em você. Ao invés de fazer barganhas e chantagens com o Universo, apenas peça, e tenha a crença absoluta e a certeza de que irá receber o que for melhor para você. Entenda, nem sempre o Universo irá te entregar exatamente aquilo que você pede. Mas ele SEMPRE irá te entregar aquilo que você PRECISA. 

O seu papel é aceitar o que lhe foi entregue como um presente e uma grande oportunidade, e ser grato. 

O grande erro das pessoas é pedirem por coisas muito específicas, e quando não recebem exatamente aquilo do Universo, não aceitam e reclamam. Assim, quebram o ciclo da prosperidade sem aceitar o que recebem e sem agradecer. Com isso iniciam um outro ciclo de não-merecimento. Bloqueiam o direito natural de receber tudo o que mais precisam do Universo e passam a viver de pedidos frustrados e reclamações que nunca acabam. 

Sinta-se verdadeiramente merecedor e coloque o seu foco na realização das suas ações. Não nas premiações dos seus atos. Seja o melhor que puder. Não julgue os presentes que o Universo te trouxer. Aceite e agradeça. 

E nunca perca de vista sua intenção de melhorar e evoluir sempre.
É assim que somos merecedores!

Deixe seu comentário