Amizade recíproca existe?

Por quanto tempo carregamos os traumas da infância?
Você tem o poder de programar o que quiser

A reciprocidade pode ser estabelecida de diversas formas, e não necessariamente pela igualdade do que se coloca na relação. (Imagem: Envato)

Em nossa vida lidamos com todos os tipos de relacionamentos. Dentro da família, no trabalho, na escola e na vizinhança. Uma das relações que mais pesam em nossa rotina são as amizades. Elas surgem de diferentes formas, em todos esses lugares. Podemos desenvolver amizades na família, na escola, entre vizinhos e colegas de trabalho; e elas ocupam um papel importante em nossa vida e na maneira como lidamos com nossa energia. 

As primeiras amizades são estabelecidas na infância. Quando colocamos os filhos na pré-escola e esperamos que ele forme seu primeiro círculo social. É uma fase tranquila de cultivar a amizade, porque muitas características de personalidade e gostos pessoais ainda está se formando. Nem por isso, algumas afinidades já se estabelecem prontamente. Nessa fase as amizades são puras, simples. Estabelecidas mais pela convivência das crianças. 

Conforme vamos amadurecendo, são outros os fatores que influenciam as amizades que estabelecemos. Questões como forma de pensar, interesses pessoais, status social e situação financeira nos fazem aproximar ou afastar de algumas pessoas. 

É natural também que na idade adulta começamos a avaliar quais amizades são aquelas que investimos mais, e se são ou não recíprocas. Geralmente, quando máscaras caem, passamos a questionar: está ocorrendo uma reciprocidade na amizade?

Nem sempre vai existir, então fique tranquilo.

A amizade, como qualquer outro tipo de relacionamento, não pode ser mensurada entre quem dá mais ou menos, quem investe mais ou menos tempo na relação. Não há termômetros, réguas ou balanças que podem medir isso. As amizades existem pelo complemento que um oferece ao outro.

Um tem conhecimento que o outro precisa, recursos financeiros ou psicológicos, formas de se expressar que completam e complementam a amizade.

A reciprocidade pode ser estabelecida de diversas formas, e não necessariamente pela igualdade do que se coloca na relação. O que é importante é avaliar se aquela relação lhe é positiva, e se a troca estabelecida – seja ela qual for – é satisfatória para você. A reciprocidade idêntica não existe e, se você for buscar esse tipo de avaliação, acabará com a sensação de que não tem amizade com ninguém ou quase ninguém. 

Entenda que relacionamentos de amizade são fluidos e vivos. Algumas vezes você estará dando mais em uma relação, mas em outras estará recebendo. No balanço geral, o importante é que as trocas sejam saudáveis e edificantes no saldo geral. 

Assim funcionam as amizades.

Deixe seu comentário