O que faz um bom vendedor?

A Força da Paciência
A Energia dos Bichinhos de Estimação

Vender nada mais é do que parte da natureza humana. (Imagem: Adobe Stock)

Vou falar uma coisa, que pode ser um pouco chocante para muitos: Todos nós somos vendedores! Essa é uma premissa que muitos não aceitam, não acreditam, ou mesmo lutam contra. Por conta disso ficam com a vida travada. Faça uma reflexão comigo, o tempo todo estamos tentando “vender” algo. Vendemos atitudes em troca de outras atitudes. Vendemos a nossa imagem, na expectativa de aceitação de colegas ou grupos sociais. Vendemos ideias, na esperança de que sejam aceitas. Existem os que vendem a alma, em troca de algum tipo de benefício ou privilégio. Mas também há os que vendem esperança, para aqueles que estão cansados de tanto tentar algo na vida.

Quando olhamos por essa perspectiva, vender nada mais é do que parte da natureza humana. Falta apenas colocar a percepção adequada dessa situação. Mesmo assim muitas pessoas se sentem  incapazes, acreditam que “não sabem vender”. Isso acontece porque se sentem presos por timidez, medo, ou até mesmo algum trauma carregado na vida. 

Muitos desses bloqueios acabam surgindo na infância, é quando recebemos os maiores padrões limitadores que carregamos na vida. Se seus pais, ou as figuras de autoridade, quando você era criança, tratavam a venda como algo pejorativo, algo mercantilista ou feito apenas por interesse, é natural que se carregue pela vida uma associação negativa a essa troca. Naturalmente esses bloqueios acabam transparecendo não apenas na atividade profissional, mas em relacionamentos em geral. 

No meu livro, “A Energia Próspera” reservo um capítulo para falar sobre Energia e Família, e como muitos bloqueios energéticos que nos impedem de prosperar podem ser enraizados na infância sem nem percebermos. 

A primeira coisa que precisamos entender é que, uma venda pode ser simplesmente uma boa troca de vantagens. Um bom vendedor é aquele que escuta mais do que fala, para entender as necessidades do seu potencial cliente. Assim como nos relacionamentos, a venda exige olhar para o outro, se colocar em seu lugar e entender sua necessidade. Relacionamentos saudáveis são aqueles que edificam o próximo e potencializam o que o outro tem de melhor. A boa venda também. Ela faz com que o cliente se sinta satisfeito, não importa qual o produto. 

É o mesmo princípio que faz um mau vendedor. Aquele que tenta empurrar um produto que não atende o que o cliente busca, ou que não é o que se necessita. Esses, podem até conseguir vender, mas vão sempre causar um sentimento de exploração e não conseguem fidelizar o cliente. Da mesma forma, relacionamentos por interesse, criam mal-estar e faz com que as pessoas se afastem. 

Estude e leia muito não só sobre técnicas de vendas, mas procure materiais que falem sobre o comportamento humano, porque muitas vezes um bom vendedor acaba sendo um psicólogo, um conselheiro, um formador de opiniões, um indicador de produtos complementares ao que se vende. Quando o ambiente da loja ou do comércio está focado no desespero de “fazer dinheiro”, dificilmente ele erá vibrar prosperidade. Somente ao entender que o verdadeiro foco da venda está na escuta e na necessidade do cliente, é que as vendas passam a fluir. 

Da mesma forma, o medo e a incerteza tiram o foco da motivação principal da venda. Nesse período de pandemia, especialmente, vejo isso todos os dias nos meus atendimentos. Fazemos a limpeza energética de escritórios e comércios exatamente para recalibrar a energia da venda no que é mais importante. 

No fundo, são pessoas se relacionando. Nos envolvemos mais com quem sentimos que é genuíno naquilo que faz. Assim tem que ser um bom vendedor.

Simples assim.

Deixe seu comentário