Como lidar com uma demissão

A Carga Emocional
Como se manifesta a prosperidade

Uma demissão nunca é algo prazeroso. Como toda grande mudança é difícil e dolorida. (Foto: Envato)

Perder um emprego é um dos acontecimentos que mais abala as pessoas. Tem o impacto do fim de um relacionamento longo, de um casamento. É quase como um óbito. Uma demissão, em qualquer momento da vida sempre irá criar uma questão: Por quê?

É muito difícil não trazer para o pessoal quando somos demitidos. Questionamos nossas ações, nossa capacidade profissional, revisitamos os relacionamentos com colegas. Queremos entender o porquê, a motivação, o sentido daquele acontecimento. Como se fosse nossa responsabilidade corrigir supostas falhas para recuperar o status que se perdeu.

Nossa sociedade supervaloriza o trabalho. Mais ainda, supervaloriza o emprego. Muitas pessoas resumem sua identidade ao cargo que ocupam, à empresa em que trabalham. O status do ofício acaba ofuscando a verdadeira personalidade de cada um. Quando isso acontece é muito difícil não sentir que a demissão está diretamente relacionada a quem nós somos como pessoas. Então somos assolados com sentimentos e pensamentos que nos bloqueiam, e nos carregam para um lugar de poucas possibilidades.

Quando sentimos rejeição, quando nos sentimos frustrados ou mesmo incompetentes pelas nossas habilidades ou conhecimento, é um sinal de que a demissão está atingindo nossa energia mais íntima. Algumas pessoas podem até cultivar sentimentos de perseguição pessoal, vingança ou, infelizmente, ódio e rancor.

Como enfrentar

Obviamente uma demissão, quando não desejada ou esperada, nunca é algo prazeroso. É um grande abalo a nossa ordem e conforto, e como toda grande mudança é difícil e dolorida. Mas a demissão tem muito a ver com o que o Universo conspira a nosso favor.

Sempre que falamos sobre o Universo e suas ações a nosso favor, lembramos que ele está constantemente fechando ciclos de aprendizados. O Universo não nos quer perdendo tempo, portanto, onde não precisam mais de nós – ou onde não precisamos mais estar – ele irá contribuir para romper a situação.

São diversos os motivos que levam a esse rompimento. Pode ser para um grande aprendizado, para ajustar o ego, a paciência, a tolerância que de alguma forma pode ter se perdido. Pode ser um empurrão para que se saia da zona de conforto e retome seu plano de vida. Pode ser atendendo um pedido que você mesmo fez, ao reclamar e criticar constantemente o emprego em que estava. Pode ser ainda para abrir espaço para que uma nova e melhor oportunidade se instale.

Enfim, os motivos são os mais diversos. O mais importante é entender que, não importa qual a motivação, rupturas de impacto como essas são grandes oportunidades de crescimento. Não é momento para julgar. É momento para aceitar.

Uma demissão é um fechamento efetivo de ciclo, e a melhor forma de encará-la é aceitando esse fato e seguindo em frente. Ao invés de se concentrar em pensamentos de dúvidas, mágoas, questionamentos e dor; redirecione sua energia para a gratidão pelo ciclo que se foi.

Eu sei, nem sempre é simples pensar em gratidão quando os sentimentos de rejeição são tão fortes. Mas é exatamente nesse momento que suas afirmações e foco devem ser mais enfáticos. Quanto mais rápido aceitar que esse ciclo acabou, mais rápido poderá assimilar a lição e abrir as oportunidades de um novo ciclo. Pode ser um outro emprego, pode ser um negócio que você vai empreender. Não se sabe que tipo de maravilhas o Universo aguarda para você!

Agradeça, de coração. E deixe o espaço das mágoas e rancor livre para que novos sonhos e realizações prevaleçam.

Eu acredito!

Deixe seu comentário