A Carga Emocional

Desistir ou não desistir
Como lidar com uma demissão

Toda vez que uma carga emocional muito grande é depositada, perde-se o foco da situação e de seu real propósito. (Foto: Envato)

Tudo o que fazemos com amor é melhor, não é mesmo? Quando trabalhamos com vontade, paixão e dedicação, a energia empregada é tão poderosa que faz tudo fluir melhor. Parece que o peso da responsabilidade do que fazemos fica mais leve e se torna um prazer. Mas nem sempre o excesso de emoção empregado funciona a nosso favor. Existem situações que se torna um peso e até inviabiliza o que queremos.
Quando colocamos uma carga emocional muito grande, permeada com expectativas e apegos, aquilo que seria simples e fácil, ganha um peso insuportável. Não à toa chamamos de “carga emocional”. É como amarrar anilhas nos tornozelos e tentar correr. O exercício se torna difícil, reduz nossa velocidade e, depois de um tempo, perdemos o fôlego de continuar. A atividade se torna um fardo.
Tudo isso acontece dependendo da bagagem emocional que carregamos. Muitas vezes trazemos da infância, carências, sentimentos de não pertencimento, apegos diversos; e depositamos isso em projetos e relacionamentos. E não é muito difícil identificar quando isso acontece.
Em relacionamentos carregados de carga emotiva, vemos uma insegurança muito grande. Existem muitas dúvidas, incertezas, ciúmes e possessividade. É como se a pessoa fosse incapaz de enxergar a relação pelo o que ela é simplesmente. Todo esse peso torna a relação desgastante, fazendo com que a outra pessoa se sinta sufocada e se afastando. É um ciclo vicioso: quanto mais carga emocional colocamos, mais a outra pessoa se afasta, fazendo com que nossa carga emocional aumente cada vez mais.
Isso não é diferente com bens e objetos. A carga emocional pode ser tão grande que impede que se tenha lucro. Quando herdamos algum bem, ou mesmo quando produzimos algo no qual colocamos muita energia, pode ficar um sentimento de não querer abrir mão daquilo.
No trabalho encontramos várias situações onde a carga emotiva está presente. Pessoas que colocam tantas expectativas no projeto, seja porque se sentem vulneráveis no emprego, seja porque querem realizar sonhos ou projeções pessoais de sucesso, que tornam todo o processo muito pesado. Assim tudo fica cheio de dificuldades, obstáculos surgem do nada e muitas vezes nem conseguimos concluir.

 

Essas situações acontecem porque, toda vez que uma carga emocional muito grande é depositada, perde-se o foco da situação e de seu real propósito.

A melhor forma de lidar com isso é “tirar o drama”. Toda situação que te faz chorar ou choramingar o tempo todo está com uma carga emocional demasiada. Se as reclamações estão substituindo o planejamento e a execução, é hora de se questionar se é isso mesmo que você quer para a sua vida.
Ninguém vai muito longe carregando peso. Comece a se livrar daquilo que não colabora com a jornada e verá como os caminhos – sejam profissionais ou de relacionamento – se abrem com mais facilidade. Tudo no Universo flui facilmente. Se não está fluindo, então não é o caminho.
Coloque somente a carga emocional que te traga amor e gratificação.
Sem julgamentos e sem apegos.

Deixe seu comentário