Desistir ou não desistir

Como funciona o preconceito
A Carga Emocional

Não temos a percepção do todo para poder julgar se uma adversidade é positiva ou negativa para nós, por isso precisamos confiar. (Imagem: Envato)

É sempre uma sensação muito gratificante se dedicar a um projeto. A emoção de planejar, se dedicar, buscar uma realização. Mas nem sempre as coisas transcorrem como o planejado. Às vezes, por mais que nos dediquemos, parece que nada flui, as condições mudam, a possibilidade de realização vai ficando distante… e então chegamos ao dilema: Desistir ou não desistir, eis a questão!
A decisão de desistir é bastante difícil. Nossa sociedade comumente associa a desistência à incapacidade, falta de coragem. Consequentemente isso nos afeta emocionalmente. Nos sentimos frustrados, triste, incapazes, e isso acaba afetando nossa autoestima e confiança de que somos merecedores. Começamos a duvidar se o Universo está de fato ao nosso favor ou não.
A primeira coisa que precisamos manter em mente é que o Universo está sempre conspirando ao nosso favor. Sempre. E isso é uma verdade absoluta. A sensação de ser uma vítima ou não merecedores é apenas o Ego falando, e não devemos nunca dar muito ouvido ao Ego. Na maioria das vezes ele mais nos boicota do que ajuda!
Entender que o Universo conspira a nosso favor significa aceitar que nem sempre ele nos dará o que queremos, mas sempre o que precisamos. Talvez aquele projeto que ficou inviável não seria o ideal para nós, e o Universo cria condições para impedir que entremos naquele caminho. Talvez os planos se tornam impossíveis porque existe um outro caminho muito melhor que exige que você abandone esse primeiro.

Não temos a percepção do todo para poder julgar se uma adversidade é positiva ou negativa para nós, por isso precisamos confiar.

Ao invés de olhar para a situação como uma “desistência”, encare como uma nova escolha de caminho. Você não está desistindo, só está mudando de opção! Se algo não está fluindo e, não importa o que você faça torna-se cada dia mais inalcançável, por que insistir em uma caminho sem perspectivas quando pode existir um outro muito mais aberto e fácil de trilhar? Às vezes quando ampliamos nossa visão descobrimos que atrás de nós estão todas as aberturas e oportunidades que vão nos realizar de uma maneira ainda melhor do que imaginávamos no caminho que não conseguíamos seguir.

 

Como saber que está na hora de mudar de opção?

Talvez o ponto que pode ser mais desafiador é saber quando tomar a atitude de mudar de opção. Depois de tanta energia investida é natural ficar em dúvida. Será que esse caminho está mesmo fechado? Será que eu não deveria me esforçar só um pouco mais? Já investi tanto tempo e dinheiro até aqui, será que vou perder tudo isso?
São questões difíceis mesmo. Mas nesse sentido a melhor forma de lidar é sendo pragmático. Como não temos uma visão o todo, estabeleça alguns limites pessoais entregue para o Universo. Determine um tempo, um limite financeiro, e coloque todos seus esforços nesse período. Se ao chegar ao seu limite, ainda não tiver alcançado seu objetivo, é hora de agradecer ao aprendizado e seguir em frente.
Afirme que sempre existirão oportunidades e que, se aquela não deu certo, existe outra melhor aguardando por você. Não é você que não tem capacidade ou merecimento. É a oportunidade que não era a ideal para você.
Lembre-se: Não tente entender se está certo ou errado. Não julgue. São nas mais diversas bifurcações da vida que encontramos novas amizades, novos relacionamentos amorosos, novas parcerias que não cruzariam o caminho se não tivesse bifurcado.
Acredite, o Universo está conspirando a seu favor.
Vai ficar tudo bem!

Deixe seu comentário