Como funciona o preconceito

Controle as expectativas
Desistir ou não desistir

Tudo o que é limitador o Universo se encarrega de colocar situações próximas ligadas ao preconceito para que a pessoa evolua. (Foto: Envato)

Todo mundo nutre algum tipo de preconceito. Geralmente associamos isso a uma posição intelectual daquele indivíduo. Vem de julgamentos, achismos, comparações ou bagagens culturais, mas existe um lado do preconceito que é muito influente na nossa vida e que muitas vezes é ignorado: a influência energética!

Sempre falo para vocês, tudo é energia, e não seria diferente com algo tão forte quanto o preconceito. Preconceitos de qualquer tipo são pontos críticos de aprendizado. Toda energia que causa divisão, segregação, afastamento, dor ou violência funciona como um grande imã magnético para que o Universo atraia situações de confrontamento para aquela pessoa.

Tudo o que é limitador o Universo se encarrega de colocar situações próximas ligadas ao preconceito para que a pessoa evolua.

Uma coisa que é essencial entender e aceitar antes de qualquer coisa é que somos todos iguais energeticamente. Somo feitos da mesma energia que flui e se transforma. Portanto, não importa a forma que nosso corpo se apresenta, não importam as crenças, a etnia, a nacionalidade, a cultura. O Universo está sempre promovendo uma força de união e diversidade. Esse é o movimento primordial da vida. Toda vez que uma ação de divisão surge, ela te tira do fluxo de evolução universal.

O preconceito trava a vida das pessoas porque segrega e impede que as oportunidades surjam e fluam em grupos de pessoas que possam trazer aprendizados e oportunidades de prosperidade. É um “trancador de portas”. Isso pode até acontecer de formas violentas muitas vezes.

Podemos ver quantos grupos surgem mais e mais, lutando pela igualdade nos mais diversos setores da vida. Pode parecer a primeira vista que é algo recente ou manipulado pela mídia, mas é um trabalho do Universo para a nossa evolução humana.

Lidando com preconceitos

Como falei no começo do texto, todos nós temos preconceitos. Alguns leves, outros bem sérios que levam ao racismo ou homofobia. Todos nós também vamos lidar com pessoas preconceituosas em algum momento de nossa vida. Entendendo que essas são energias que bloqueiam nossa evolução e fecham portas de oportunidades, como lidar?!

A raiz dos preconceitos é sempre o julgamento – e eu sempre falo para vocês, sem julgamentos! – sejam nossos, sejam dos outros para nós. Em ambas situações podemos trabalhar nossa atitude e pensamentos, reforçando afirmações positivas.

Quando sofremos um preconceito, precisamos antes de tudo fazer um esforço para interromper o ciclo. Se respondermos o preconceito do outro com um julgamento, entramos na vibração de divisão e sofrimento iniciada por aquele que nos atacou com o preconceito. Eu sei. É uma tarefa difícil. Mas procure interromper o julgamento, aceitar que o preconceito da outra pessoa não te pertence faz parte do processo de evolução e aprendizado dela. Mentalize para que essa pessoa encontre as oportunidades de aprendizado para crescer e se livrar da energia preconceituosa.

Agora, e quando o preconceito parte da gente? A primeira coisa é fazer um grande exercício de auto-observação. Não se deixe dominar pela autodefesa ou negação. Reconheça seu preconceito. Olhe com sinceridade onde você briga por querer que a sua opinião ou estilo de vida prevaleça sobre a dos outros, quando você acredita ser melhor do que o dos outros.

Aí você vai encontrar a energia do preconceito travando a sua vida.

Comece a olhar cada questão e reveja a forma como anda lidando com tudo isso. Amenize os ataques, lembrando que tudo o que vai, volta, sempre. Principalmente: Coloque-se no lugar do outro e veja se ficaria satisfeito com o que faz.  

A vida dá voltas. E a vida também dá o troco!
Então vamos nos libertar dos nossos preconceitos e deixar a vida fluir
.

Mas sem julgamentos, hein?! Sempre!

Deixe seu comentário