Controle as expectativas

O Silêncio é de Ouro
Como funciona o preconceito

Homem olhando pela janela com expectativa

Todos nós criamos expectativas. Isso é natural. Acontece o tempo todo, com todo mundo. Faz parte da natureza humana. É através das expectativas que esperamos que sonhos e projetos se concretizem. Imaginamos, projetamos um ideal. Ela pode nos ajudar a mover grandes coisas em nossa vida. O problema em quando o resultado não corresponde àquilo que esperávamos.

Se ficarmos muito ansiosos, com um comportamento obsessivo com nossas expectativas, criamos um efeito contrário que pode colocar tudo a perder. Quando uma expectativa não é bem sucedida frequentemente acabamos frustrados, e essa energia pode se expandir e afetar outros campos da nossa vida. Afeta nosso lado emocional, causando depressão, dores e até gerando doenças por não aceitar o resultado.  

Controlando as expectativas

O primeiro passo para aprender a controlar suas expectativas é entender que, como tudo na vida, elas também formam um ciclo com começo, meio e fim. Compreender que tudo tem um ciclo é perceber que aquela expectativa chegou ao fim daquele jeito, nem a mais e nem a menos. Mesmo que o resultado não seja o esperado, aceite o resultado como o final de um ciclo para que possa direcionar sua energia para iniciar um novo.

Prender-se a uma expectativa frustrada não vai fazer com que ela mude. O fim do ciclo é definitivo e a única forma de conseguir um resultado diferente é aceitando e começando novamente.

Eu sei como é desafiador controlar as expectativas em um mundo tão competitivo, onde as cobranças e comparações estão por todos os lados. Mas aqui vão algumas afirmações para te ajudar a controlar suas expectativas e tirar o melhor proveito de qualquer que sejam os resultados.

Identifique a expectativa e mentalize:

  • “Reconheço que essa expectativa chegará ao fim a qualquer momento”  
  • “Independente do resultado, esse é um processo de aprendizado para a minha evolução, do começo ao fim.”
  • “O aprendizado que terei nesse ciclo, irei utilizar em outras expectativas que surgirem.”

E como todo final de ciclo, não esqueça de agradecer, independentemente de como ficou.
Agradeça por ter esse entendimento, respire fundo e siga em frente.

Deixe seu comentário