Medo do Sucesso

Pare de ser uma vítima
Aviso Prévio Energético

Existe uma diferença entre celebrar os resultados do seu sucesso e da sua empresa, e ostentar. (Foto: Pixabay)

Cultivamos o medo de muitas coisas, e já falamos bastante sobre como ele pode ser paralisante. Ele é parte do ser humano. É o que nos protege e nos ajuda a sobreviver muitas vezes. Mas quando falamos em prosperidade e negócios, existe um tipo de medo que atinge muitas pessoas e não de uma forma positiva: o medo do sucesso.

Pode perguntar para qualquer um, ninguém vai admitir que sente medo do sucesso. Todos dizem que querem prosperar, querem ganhar dinheiro, querem seus negócios crescendo e suas carreiras decolando. Mas inconscientemente, escondido em alguns comportamentos, hábitos e até em crenças que repetimos sem perceber, está ele lá! A negação do sucesso e da prosperidade.

Isso acontece de forma invisível e tem muito a ver com a cultura e nossas crenças sociais. A sociedade brasileira acostumou-se a relacionar o sucesso com a corrupção, a falcatrua e a falta de humildade. Em novelas sempre vemos a mocinha humilde e pobre sendo vitimizada por alguém rico e malvado. Ter dinheiro, uma empresa próspera, é sempre associado a algum tipo de ilegalidade. Assim, algumas pessoas secretamente temem prosperar para não se tornarem uma imagem negativa que elas mesmas alimentam.

De fato, algumas pessoas com dinheiro e poder podem mostrar caráter falho. Podem ser tomadas pela vaidade, pela falsa modéstia e geralmente acabam rodeadas de puxa-sacos manipuladores. Mas isso não é consequência da prosperidade, pelo contrário. A prosperidade e o dinheiro só criaram as condições para que o verdadeiro caráter da pessoa se revelasse.

Dinheiro não deixa ninguém arrogante, apenas mostra aqueles que já o são por natureza.

Se você cultivar essa imagem negativa de todos que prosperam e tem sucesso, dificilmente conseguirá traçar uma trajetória de sucesso você mesmo. Ao alimentar esse tipo de percepção, vai-se criando um campo de repulsa a sua volta que faz com que o seu negócio ou a sua carreira nunca flua. A pessoa começa a ganhar dinheiro e sente-se culpada, sente como se estivesse fazendo algo errado, e por isso esconde essa prosperidade. Como se os resultados daquele sucesso fossem algo sujo e errado.

Existe uma diferença entre celebrar os resultados do seu sucesso e da sua empresa, e ostentar. A ostentação geralmente vem ligada a uma necessidade de mostrar, de validar seu valor pessoal através de objetos, roupas, estilos de vida exagerados e desnecessários. A pessoa que ostenta sente necessidade de expor seus gostos e aquisições, porque sente que seu valor está na inveja gerada. E isso não quer dizer necessariamente que a pessoa tem sucesso. Muita gente ostenta bebidas caras, roupas e carros luxuosos, mas são infelizes em seus empregos, não possuem qualidade de vida, ou qualquer reserva financeira. Exibem luxos em mídias sociais com as contas do banco negativas.

Sucesso é outra coisa. Ele é fruto de trabalho, de esforço e vem como consequência a uma realização pessoal. Aceitar que você pode ter uma empresa ou uma carreira próspera, que te permita luxos e uma qualidade de vida mais confortável, é apenas a viabilização de uma energia do universo que está aí para todos nós: a abundância.

Empresas e carreiras bem sucedidas são importantes para a sociedade. Elas movimentam nosso meio e podem se transformar em uma revolução tecnológica, ambiental, social, gastronômica; algo que impacte a vida das pessoas. É através do sucesso que criamos novas oportunidades de trabalho, novos conceitos de vida que fazem a sociedade evoluir.

Deixe seu comentário