Pare de ser uma vítima

O Universo conspira a seu favor
Medo do Sucesso

O vitimismo é um sentimento natural que todos nós temos em algum momento da vida. (Imagem de Lothar Dieterich/ Pixabay)

Todo mundo conhece aquela pessoa com quem nada dá certo. Vivem com problemas financeiros, empregos problemáticos, relacionamentos abusivos. Muitas vezes pensamos, “coitada, nada dá certo com ela. É uma guerreira.”. Algumas vezes essa pessoa somos nós mesmos. Sem perceber nos colocamos naquela posição que gera pena e atrai um certo tipo de carinho dos outros: a posição de vítima.

O vitimismo é um sentimento natural que todos nós temos em algum momento da vida. Ele geralmente surge na infância, quando a criança descobre como manipular a atenção dos pais. Ativa aquele instinto protetor e quase sempre consegue o que quer. Aquele sentimento de “dó” faz com que a pessoa recebe algo sem ter que se esforçar ou trabalhar para aquilo.

Na fase adulta podemos ver o vitimismo em diversas situações. É aquela pessoa que, após a perda de uma pessoa querida, fica remoendo o luto, revivendo lembranças, se prendendo à situação da perda para não ter que sair da situação de compaixão e seguir em frente. É aquela pessoa que está constantemente se lamuriando da falta de dinheiro, das dívidas, das dificuldades do emprego, mas não toma nenhuma atitude para mudar sua realidade. É aquela pessoa que está sempre sofrendo com brigas e problemas em um relacionamento, mas não se movimenta para procurar alguém melhor ou mesmo ficar sozinha. É aquela pessoa que, não importa o que aconteça, está sempre enfrentando alguma problema de saúde.

Entenda que o vitimismo tem muito mais a ver com a falta de ação frente a uma situação, do que com encontrar-se em um momento desafiador. Todos nós passamos por momentos difíceis. Relacionamentos tóxicos, dificuldades financeiras, empregos desgastantes, perda de entes queridos. A diferença é se você usa a situação para seu aprendizado e evolução, ou não. Afirmações do tipo “de novo aconteceu isso?”, “Não acredito que estou passando por isso”, “até quando vou sofrer com isso?” se tornam programações mentais para que tudo se repita para chamar a atenção. Nada mais é do que uma forma de carência.

Cada vez que você alimenta a energia da vítima, você atrai a energia negativa vinculada a ela para que essa situação não mude, não prospere, não evolua, não cresça e amadureça.

Perceba se existem situações em que você se sente vitimizado e estão constantemente se repetindo em sua vida. Se você quer – de fato – deixar de ser uma vítima e mudar a forma de pensar, precisa começar a agir. Afirme: “Não quero mais essas energias negativas se repetindo em minha vida, vou dar uma volta por cima.” Afirmar pode ser o começo da virada.

Para de esperar que a situação se resolva como mágica por vias externas. Problemas financeiros não se resolvem ganhando na Megasena, relacionamentos ruins não se resolvem esperando o “Príncipe Encantando”, problemas de saúde não se resolvem com milagres. É preciso arregaçar as mangas e tomar as rédeas da própria vida. Comece hoje mesmo analisando o que se repete em sua vida e veja o que VOCÊ pode fazer para mudar isso. Não os seus pais, os seus amigos, os colegas de trabalho. VOCÊ! Procure entender qual o aprendizado de cada situação e siga em frente.

A vida só flui quando nos colocamos em movimento.

Simples assim!

Deixe seu comentário