A Energia da Vingança

Olhar para trás só se for para agradecer 
O Universo conspira a seu favor

Dedicar seu tempo pensando e arquitetando algum tipo de vingança, faz com que sua vida se torne exatamente a energia daquela situação que tanto te machucou. (Foto: Pixabay)

Há um ditado popular que diz “vingança é um prato que se come frio”. Vem da ideia de que o “troco” é dado depois de um certo tempo, mas subentende-se que a vingança – ou o “prato” como diz o ditado – já está pronto e aguardando o momento de ser servido. Enquanto o tal “prato” esfrio, ficaria a pessoa então remoendo e revivendo a tal vingança?

Toda vez que sofremos algum tipo de injustiça, é natural que de alguma forma aflore um tipo de sentimento de vingança. Esse sentimento vem pela sensação de perda, raiva ou até humilhação pela situação passada. Lembranças pelo que foi falado, pela mensagem recebida, ou pelas consequências de algum ato que ficam latentes em nossos pensamentos. Fica-se esperando o momento do “troco”.

Acontece que dedicar tanta energia por uma vingança deixa nossa mente obcecada e cega para as diversas oportunidades de prosperidade e crescimento que podem surgir a nossa volta. A ideia de esperar “o prato esfriar” pode levar algumas pessoas a perderem anos, ou até suas vidas inteiras, remoendo e revivendo algum tipo de injustiça ou humilhação.

Quem ganha com isso?

A vida é uma energia vibracional e quem define como ela se desenvolve somos nós mesmo, com nossos pensamentos. Dedicar seu tempo, sejam horas, dias ou anos, pensando e arquitetando algum tipo de vingança, faz com que sua vida se torne exatamente a energia daquela situação que tanto te machucou.

Ao dar tamanha importância para determinada energia, damos também o papel de protagonista de nossa vida.

Muitas vezes as pessoas envolvidas em tal acontecimento nem se recordam mais da ação. Elas sim, seguiram com suas vidas, abraçaram oportunidades e estão evoluindo, enquanto aquele que busca a vingança ficou travado em um momento de sua vida, esperando o prato esfriar.

O que acontece muitas vezes é que, mesmo quando a pessoa consegue dar o seu troco, o que resta é um sentimento de vazio após a vingança. Ela não traz nenhum tipo de satisfação ou redenção, pelo contrário. O que resta é o grande vazio de ter dedicado tanto tempo e energia por algo que se desfaz no ar.

É natural que nos sintamos machucados por algumas situações ou pessoas ao longo de nossa vida. É normal desejar algum tipo de justiça quando somos machucados ou humilhados. Mas o que não podemos esquecer é que esse sistema de justiça já existe e é implacável. Da mesma forma que, se passarmos a vida obcecados por uma vingança só vamos prejudicar nossas próprias vidas; aqueles que nos causam sofrimentos e humilhações estão construindo suas próprias energias de retorno com suas ações.

O Universo é o melhor sistema de justiça que existe. Tudo o que criamos, pensamos, agimos e entregamos no mundo e em nossas relações, moldam a energia de nossas próprias vidas. A lei da ação e reação é precisa e nunca falha. Tudo o que entregamos ao mundo, volta para nossa vida. E isso inclui a energia de vingança. Ao dedicar tanto tempo e energia de sua vida em dar o retorno de algo que o Universo já está se encarregando, mudamos a vibração do que o Universo prepara para nós mesmos.

A melhor forma de lidar com o impulso de se vingar é confiar no Universo. Entender que, quem quer que tenha nos machucado, está gerando para si mesmo aquela mesma energia. Abrir mão de qualquer energia que tenha desencadeado aquela agressão, para não carregar para si a mágoa e o ressentimento que pode arruinar muitas vidas.

Sem o peso da vingança, a vida fica muito mais leve para fluir. Abre-se espaço para a cura, a gratidão e todas as oportunidades maravilhosas que o Universo pode nos trazer.

Eu acredito!

Deixe seu comentário