Olhar para trás só se for para agradecer 

5 Ensinamentos para a sua evolução
A Energia da Vingança

Às vezes corremos o risco de nos prender ao passado e tropeçar pelo caminho. (Foto: Pixabay)

 

Quantas vezes nos pegamos pensando no passado? É algo natural para todos nós. Aquele sentimento de saudosismo de algo. Pode ser de alguém, algum momento ou relacionamento. Fazemos isso porque queremos rever os caminhos que já percorremos. É um exercício também para reconhecer o quanto evoluímos.

 

Essa revisão do passado pode ser positiva. É importante para manter em vista nossas raízes e como elas foram importantes em nossa formação. Também, enxergar os aprendizados e momentos de superação. Quantas experiências vividas criaram movimentos que puderam fortalecer nos momentos mais difíceis, mas que entende que foram necessárias. Essa compreensão ao olhar para trás que se torna um incentivo para agradecer, para ter o sentimento de gratidão.

 

Mas nem sempre esse olhar traz coisas positivas. Às vezes corremos o risco de nos prender ao passado, e daí acabamos tropeçando no caminho.

 

Quando esse olhar para o passado vira medo e apego às mágoas, tristezas e conflitos, ficamos presos a uma energia que já não nos pertence mais. Com isso, caminhamos mais devagar e atrasamos nossa evolução. Pior, impedimos que oportunidades de prosperidade e crescimento no presente apareçam, porque estamos remoendo coisas do passado.

 

O hábito de prender os pensamentos no que já passou pode ter consequências além de nos travar. De tanto remoer mágoas e tristezas, algumas pessoas podem até desenvolver doenças. Ficam amargas, negativas e destroem seus relacionamentos no presente. Acabam solitárias e infelizes.

 

O primeiro passo para mudar isso é reconhecer o que é que te prende ao passado. É preciso se libertar agradecendo por esse processo, por esse aprendizado, por essas emoções. Comece a mudar a maneira que enxerga esses momentos e encerre o ciclo. Aquela pessoa que te magoou e você fica incomodado mentalmente, procure agradecer pelo tempo e pelos aprendizados, e deseje seguir em frente.

 

Isso vale para todas as situações que te prendem. Empregos, parcerias, sociedades, planos que não deram certo. Todos os momentos vividos foram importantes para que você crescesse e se preparasse para os sonhos do futuro. Se você se prender ao passado e ao que não deu certo, como poderá fazer dar certo agora? Agradeça esses momentos. Eles te levaram até onde está hoje. Isso é o mais importante. Conviveu com pessoas, adquiriu experiências e no final ficaram os aprendizados. Então olhe com gratidão, porque tudo foi necessário para você evoluir.

Deixe seu comentário