Como combater a procrastinação?

Como funciona a energia do medo
Às vezes é preciso organizar o externo, para arrumar o interno

Ao procrastinar estamos vibrando para o Universo que não temos prioridade em nossa vida. (Foto: Pixabay)

Quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra, não é mesmo? Ah, a incrível arte de deixar para depois. Aquele trabalho de casa, o livro que sempre disse que ia ler, a lâmpada queimada no corredor, ou mesmo um relatório para o trabalho. Vamos deixando, deixando, e sem perceber a vida fica toda bagunçada.

 

Pessoas que procrastinam dificilmente encontram muita prosperidade em suas vidas. Se você não está dando prioridade para as coisas importantes, se você mesmo não age para cuidar nem das menores coisas, por que o Universo te colocaria em primeiro plano?

 

Ao procrastinar estamos vibrando para o Universo que não temos prioridade em nossa vida.

 

Pessoas que procrastinam podem desenvolver isso ao longo da vida, mas muitas vezes trazem isso em sua herança energética. Crescem observando os hábitos dos pais e passam a incorporar isso em suas rotinas quando adultas. Quantas vezes você não deu prioridade ao seu filho. “Depois papai vê”, “Mamãe vai cuidar disso depois”. Frases corriqueiras que vão incutindo no subconsciente a não-urgência de fazer e realizar. É fácil identificar esse tipo de bagagem energética. Relembre como era a rotina da sua casa na infância:

 

– Acordava-se em cima da hora?

– Usavam o botão soneca do despertador?

– As contas eram pagas quando chegavam ou no último dia de vencimento?

– Quando chegava da escola, fazia a tarefa de casa ou assistia televisão?

 

Pequenas escolhas na rotina vão definindo um perfil de comportamento procrastinador. Tudo se resume a, você faz ou deixa para depois?

 

Como mudar a procrastinação

 

Procrastinar é um péssimo hábito, mas a boa notícia é que, como qualquer outro hábito esse também pode ser mudado.

 

Uma boa forma de combater a procrastinação é começando com uma lista de tudo o que precisa fazer e tudo o que está pendente. Fracione os afazeres e vá se dedicando um a um. Estabeleça prioridades, crie metas e estipule prazos para realizar cada tarefa.  Trabalhe de forma realista. Não adianta se matar um dia e tentar fazer tudo o que está atrasado, e não ter fôlego para continuar no dia seguinte. Como todo hábito, só mudamos quando incorporamos em nosso dia-a-dia.

 

Ao mudar a maneira com que você lida com suas tarefas e prioridades, você também passa a vibrar para o Universo uma energia mais proativa, urgente e realizadora. Se você está com muitas tarefas atrasadas, não há espaço para novas oportunidades. Mas quando você está ativo, com tudo em dia, abre-se um fluxo para surgir novas propostas, trabalhos e oportunidades em sua vida.

 

Olhar para a própria procrastinação pode ser também um ótimo exercício de evolução. Procurar enxergar os bloqueios e entender o que te impede de realizar é um primeiro passo para mudar.

 

Lembre-se, primeiro o dever, depois o lazer. Você vai ver como vai sobrar muito mais tempo até para o ócio, e como toda sua vida vai mudar.

Deixe seu comentário