Gratidão não é apenas dizer obrigado

Como aproximar pessoas com a mesma energia
Como funciona a energia do medo

Gratidão é a capacidade de enxergar o bem em tudo. (Foto: Lucas Photography/ Pixabay)

Uma das palavras que as pessoas mais usam ultimamente é “gratidão”. Principalmente quando estão empenhadas em evoluir ou trabalhando para melhorar suas próprias energias. Mas na maioria das vezes esse é um sentimento que acaba ficando vazio, porque as pessoas não entendem o verdadeiro sentido da gratidão. Para que esse sentimento possa ser vivido em todo seu potencial é preciso primeiramente entender que, gratidão não é apenas dizer obrigado.

 

Somos todos ingratos por natureza. Essa afirmação pode ser um choque, mas o primeiro passo para viver uma vida grata é aceitar esse fato. A reclamação é o maior sintoma disso, e é da nossa natureza reclamar. Vivemos em uma sociedade que está constantemente insatisfeita. Por isso, reclamamos. Estamos sempre olhando para o que não temos, para o que o outro tem, e, com mais frequência, estamos sempre reclamando das situações que vivemos. Se estamos desempregados, reclamamos do ócio. Ou senão, reclamamos do chefe, da empresa, do excesso de trabalho. Reclama-se do trânsito, do isolamento social, da crise econômica. Da família, dos amigos, da escola dos filhos.

 

Você já tentou prestar atenção por um dia apenas na quantidade de reclamações que você faz?

 

Mesmo aquelas que são apenas em pensamento, ainda assim são reclamações. Quando reclamamos é sinal de que não entendemos a necessidade de passar por aquela situação. Quanto mais reclamamos, questionamos, ou até xingamos determinada situação, mais o Universo nos envia situações semelhantes para que tenhamos o aprendizado necessário. O Universo irá repetir uma lição até que seja aprendida, e isso só acontece quando se é capaz de sentir a gratidão até pelas piores lições.

 

Não é uma questão de ser impassivo, ou ignorar quando situações ruins acontecem. Mas é exercitar a capacidade de enxergar o bem em tudo. A gratidão é isso.

 

É muito fácil falar obrigado para um presente, um carro novo ou a realização de um grande sonho. Mas essas são as recompensas. A gratidão está em saber enxergar e valorizar todas as pequenas oportunidades de evolução e crescimento no caminho. Mesmo nos momentos mais desafiadores, mesmo nas situações mais difíceis. Há sempre algo pelo qual podemos nos sentir gratos.

 

A própria oportunidade de vencer uma adversidade já é, em si, algo digno de enorme gratidão. Quantas pessoas passam por essa vida sem enxergar essas oportunidades e, portanto, sem evoluir durante essa passagem? Quão privilegiados somos por aceitarmos as lições do Universo e trabalharmos para sermos pessoas melhores, não é mesmo?!

 

Falar obrigado não é gratidão, é uma questão de educação. Mas pode ser um começo para se sentir grato. Talvez um bom exercício para que a sua “gratidão” não seja um sentimento vazio seja exatamente começar a falar “obrigado” para tudo, até para aquelas situações que normalmente você não diria. Ao entender que tudo é uma grande oportunidade, um grande presente de evolução do Universo, não haverá mais motivos para reclamar. Apenas para se sentir verdadeiramente grato. 

 

Deixe seu comentário