Lidando com os sentimentos ruins

Aprenda a desapegar
Preparando o ambiente de trabalho para a reabertura

Nesse período de pandemia muitos sentimentos ruins ganharam terreno para se instalar. (Foto: Pixabay)

 

Todos nós temos um senso de evolução, temos a vontade de ser uma pessoa melhor a cada dia. Todos nós também temos uma certa noção do que acreditamos ser os nossos sentimentos bons e ruins. Sentimentos bons são fáceis de lidar. Falamos sobre eles e não temos problemas em expô-los. Já os sentimentos ruins, esses nos incomodam e acabamos escondendo com uma sensação de culpa.

Sentimentos ruins são fáceis de identificar. Geralmente surgem em relação a outras pessoas. Um tipo de inveja do que o outro tem, fez ou vai fazer. Uma raiva pelas conquistas dos outros. Uma vontade de se vingar de uma maldade feita para nós ou para alguém que amamos. Aquele desejo de “dedurar” pessoas que estão agindo de forma ilegal, desonesta, injusta ou até mesmo vergonhosa.

Esses sentimentos surgem involuntariamente e escondemos como um segredo. Raramente conseguimos encará-los e assumir que existem. Esses sentimentos normalmente vêm de sensações de inferioridade. No fundo, a raiz, é a comparação com o outro.

O sentimento de falta ou desvantagem traz à tona o pior que temos dentro de nós.

Quando passamos mais tempo falando dos outros do que prestando atenção na nossa própria vida, esses sentimentos se alimentam e crescem. São oportunistas e vão tomando nossos pensamentos até serem a única coisa presente.

Você com certeza vai reconhecer pessoas que estão afundadas nesses sentimentos. Elas são demasiadamente críticas e estão constantemente reclamando ou discutindo sobre o comportamento dos outros. Como se fossem autoridades únicas de conduta.

É muito mais fácil criticar e questionar os outros do que olhar os próprios defeitos e deveres.

Claro que essa é uma faceta que ninguém gosta de assumir que tem. Quando percebemos que temos tais atitudes é o momento de trabalhar esses sentimentos para erradicar completamente de dentro de nós. É preciso exercitar o olhar para o outro com empatia e compaixão. Tentar entender qual a verdadeiro motivo do incomodo com o outro e buscar batalhar para suas próprias conquistas.

Nesse período de pandemia muitos sentimentos ruins ganharam terreno para se instalar. A incerteza e a insegurança dominaram a vida de todos nós e com elas a constante comparação com os outros. Seja pelo emprego, pela maneira como tem conduzido a quarentena, por aqueles que estão ou não seguindo o isolamento social adequadamente. Vamos cultivando essas reações até o ponto que se tornam tudo o que sentimos.

Lembre-se sempre que as energias se atraem. As boas e as ruins. Quando mais ficar obcecado no que causa sentimentos ruins, mais coisas negativas acabará atraindo para si mesmo. É um círculo vicioso.

Pode não ser tão fácil ter sentimentos bons o tempo todo, mas se não se esforçar esse ciclo não irá mudar. Comece a encarar esses momentos como um aprendizado e crie o hábito de agradecer, mesmo que você não entenda o porquê. Apenas agradeça.  Assim podemos sair dos sentimentos ruins e limpamos o que não está legal dentro de nós.

Deixe seu comentário