Aprenda a desapegar

Crenças limitantes na quarentena
Lidando com os sentimentos ruins

Nos apegamos como uma forma de nos sentirmos seguros e com isso depositamos uma grande carga emotiva. (Foto: Pixabay)

Querendo ou não todos nós somos apegados. Seja a alguém, alguma coisa, ou mesmo a uma imagem de nós mesmos. Há pessoas que se apegam a um status, cargo profissional, relacionamentos. Outros a coisas materiais, como carro, casa, roupas, acessórios. Muitas vezes esse apego vem como uma projeção do que queremos ser ou imaginamos que somos. Mas sempre esse apego vai trazer sofrimento e desafios.

Vou explicar!
Sabemos que tudo nessa vida é transitório. Não temos determinado que nada possa durar para sempre. Faz parte do ciclo. Coisas estragam, perdem-se, são roubadas. Relacionamentos acabam. Pessoas morrem. Empregos deixam de existir. Mas a cada fechamento de ciclo, um novo se inicia. Quando nos apegamos demais a um ciclo ou momento sofremos muito com o encerramento quando ele ocorre. Essa dor muitas vezes pode ser física e impedir que as pessoas possam viver plenamente.

Ao se agarrar a alguém ou alguma coisa, impedimos que a energia de renovação flua.

O apego normalmente aparece como um sintoma da insegurança. Nos apegamos como uma forma de nos sentirmos seguros e com isso depositamos uma grande carga emotiva. Então desapegar nada mais seria do que cortar esse vínculo afetivo para que se possa seguir em frente. Isso não quer dizer que não se dá importância ou não tenha sentimentos pela pessoa, conquista ou situação que se desapega. Podemos amar, sentir carinho, sem que sejamos escravos daquela condição.

Por exemplo, nessa pandemia fomos arrancados de muitas situações as quais estávamos apegados. A forma de trabalhar, de socializar. O contato humano. Hábitos sociais. Tudo isso é muito difícil. Mas para aquelas pessoas que nutriam um apego maior a essa estrutura, o sofrimento foi maior. Assim também tiveram mais dificuldade em se adaptar aos padrões da quarentena e acabam recorrendo em comportamentos que podem ser prejudiciais a elas e as pessoas a sua volta.

Aquele que soube se desapegar, pode encontrar uma nova rotina, uma nova dinâmica social, e se adaptar com facilidade. Essas pessoas estão vendo oportunidades de se reinventar, de socializar. Estão aceitando o novo ciclo e encontrando formas de felicidade e prosperidade nele.

Mas como atingir o desapego no meio de tantos desafios?
A melhor atitude para aprender a se desapegar é trabalhar a gratidão. Ao invés de focar na falta ou no fim de um ciclo, pense no quão válido ele foi para você. Reveja seu crescimento nele e seja grato. Agradecer é a melhor forma de encerrar qualquer coisa, e fica mais fácil entregar para Universo e seguir em frente.

Desapegado do que já não faz mais parte de sua vida, sua bagagem é muito mais leve para seguir em frente. E uma vez que sua atenção não está mais apegada, você pode enxergar o mar de oportunidades que novos ciclos te trazem. É só seguir.

Deixe seu comentário