Crenças limitantes na quarentena

Aprenda a ficar bem sozinho
Aprenda a desapegar

As crenças limitantes existem e são carregadas muitas vezes sem que a pessoa nem perceba. (Foto: Pixabay)

 

Tudo o que nos move em nossa vida está baseado nas crenças que temos. Seja para o trabalha que realizamos, as relações que cultivamos ou mesmo o que nos faz levantar da cama pela manhã, a motivação principal está em tudo aquilo que acreditamos.

O problema é que, da mesma forma que crenças prósperas podem nos fazer crescer e realizar nossos maiores sonhos, outras crenças tem o efeito oposto. São as crenças limitantes. Elas criam obstáculos, amarras e impedem que tenhamos prosperidade e encontremos uma vida plenamente feliz.

As crenças limitantes existem e são carregadas muitas vezes sem que a pessoa nem perceba. Estão presentes em qualquer momento da vida, seja jovem ou na terceira idade, e em todas as classes sociais com maior ou menos intensidade. Geralmente essas crenças são herdadas dos pais, ou de parentes e amigos próximos dos quais vamos absorvendo o modo de pensar ou agir.

No meio dessa pandemia que mudou tão radicalmente a vida de todos nós, uma gama nova de crenças limitantes surgiu e está sendo enraizada nos pensamentos de cada um de nós, como:

  • Não consigo fazer exercícios ou cuidar da minha saúde na quarentena
  • As aulas remotas não funcionam para meu filho
  • Não consigo trabalho, ninguém está contratando
  • É impossível fechar negócios com a pandemia
  • A economia vai quebrar se não reabrir
  • Vamos todos nos contaminar

Perceba como as crenças limitantes são sempre afirmações muito fortes e que impossibilitam algo que queremos ou que nos é próspero. “Não consigo”, “não funciona”, “é impossível”. Essas frases são crenças, e de tanto afirmar você passa a acreditar naquilo.

Quando você acredita, acontece!

Comece a listar as suas crenças limitantes e substitua as frases por novas afirmações. Faça uma lista com os novos pensamentos, escreva em um papel. É importante ter uma ação concreta para organizar e ficar visível. Leia diariamente, em voz alta se quiser, até que essa nova afirmação se torne sua crença.

Não é difícil de fazer, mas sei que muita gente vai encontrar todo tipo de desculpas para permanecer no padrão das crenças limitantes. Há sempre uma boa desculpa para aqueles que não querem crescer.

Deixe seu comentário