Como lidar com as perdas?

Herança Energética
Heranças Energéticas
Abra mão do controle
Abra mão do controle

Existe uma mancha energética que criamos cada vez que perdemos algo. (Foto: Pixabay)

A atual pandemia mudou radicalmente toda a rotina do que considerávamos normal. A maneira de trabalhar, de socializar, formato da educação, as limitações dos exercícios físicos. Além de toda a dificuldade de nos habituarmos a um novo padrão e da vida em confinamento, existe uma questão implícita em tudo isso que acabamos não reconhecendo: as perdas.

Note bem, cada mudança que nos foi imposta trouxe consigo a perda de algo. Perdemos a liberdade, perdemos o contato, muitos acabaram perdendo a privacidade também ao ficarem confinados com a família em casa. Além dessas, as pessoas estão enfrentando outros tipos de perdas. Perda de emprego, de clientes. Perda de salário e de padrão de vida. Perda da segurança e de pequenos prazeres. Perda de festas e comemorações.

Todas estas perdas estão implícitas em nossa atual ordem, mas isso não quer dizer que devem ser ignoradas.

Existe uma mancha energética que criamos cada vez que perdemos algo. Toda a vibração de fazer ou de se relacionar a que estávamos acostumados fica pendente e não desaparece só porque perdemos aquilo. Ela permanece parte de nossa vida e se não soubermos lidar com essa energia, ela pode se tornar nociva.

Não sabemos como será a vida depois dessa pandemia. Não sabemos se o nosso antigo “normal” voltará. Se teremos a oportunidade de construir uma nova forma de viver e nos relacionar. Essa falta de perspectiva pode causar muita angústia. Ficar agarrado às energias do que se perdeu nos leva ao desânimo, à depressão, à prostração frente ao que surge no futuro. Por isso a melhor forma de lidar com as perdas é assumindo e aceitando o presente como ele é. Esqueça os antigos formatos, não se apegue ao que costumava ser a sua rotina.

Toda vez que vierem os pensamentos de pena e dó do que se perdeu, afaste. Não dê força para que se estabeleçam. Agradeça por aquilo que perdeu. Seja grato pelo passado, e foque nas descobertas da sua nova rotina. Os novos prazeres, os novos hábitos. Aproveite o dia de hoje como se fosse único e tenha tempo de qualidade com as pessoas que você ama da maneira que for possível.

Viver e aceitar cada momento como ele é, sem julgamentos, faz com que a energia do que já não existe se dissipe e impede que isso se torne um peso em sua vida.

Deixe seu comentário