Heranças Energéticas

Como perceber quando estamos vivendo um aprendizado?
Como lidar com as perdas?
Herança Energética

Criamos padrões energéticos junto ao ambiente que vivemos e adotamos esses padrões como nossos. (Foto:Pixabay)

Querendo ou não todos nós herdamos todos nós carregamos heranças de nossos pais. Seja a cor dos olhos ou alguma intolerância alimentar, ou mesmo – para alguns privilegiados – conforto e segurança financeira. Mas existe também um tipo de herança que muitos de nós ignora: a herança energética!

Como o próprio nome diz, a herança energética envolve todas as energias que, pelo convívio, acabam se repetindo de geração em geração. Ao contrário da herança genética, a energética pode ser passada por e para qualquer pessoa que faça parte desse convívio, inclusive crianças adotadas.

Essa herança consiste em comportamentos, hábitos e atitudes que absorvemos dos nossos pais e familiares e acabamos repetindo em nossa vida. Para o bem e para o mal. Algumas pessoas herdam hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, a disciplina, a gentileza. Outras, quando crescem em ambientes viciados, podem carregar o hábito de reclamar, de adquirir dívidas financeiras, de mentir, de trair, de procrastinar e até de violência física.

Tendemos sempre a reproduzir o tipo de energia do ambiente em que crescemos.

Preste atenção nos seus hábitos de vida. Faça uma comparação com o ambiente onde cresceu. Às vezes são pequenos detalhes. Sua família se reunia para jantar, ou comiam em frente à TV? Existia um hábito de manter o ambiente arrumado, ou as coisas viviam jogadas? Sua família jogava? Discutiam? Apoiavam realizações uns dos outros? Diziam “eu te amo”? Consumiam muita bebida alcoólica? Acordavam cedo ou dormiam no meio do dia?

Criamos padrões energéticos junto ao ambiente que vivemos e adotamos esses padrões como nossos. Ficamos parecidos com nossos pais, nossos avós, nossos irmãos e até colegas de quarto. Mas isso não precisa ser uma imposição como a textura dos nossos cabelos ou a capacidade de enrolar a língua. Ao contrário das heranças genéticas, as energéticas podemos escolher e controlar. Bastar ter consciência e fazer um exercício diário para reprogramar essa energia.

Identifique qual parte da sua herança te incomoda. Ao identificar o que incomoda já damos um grande passo, porque é muito difícil aceitarmos que temos atitudes que não gostamos, mas que são repetições de nossos familiares. Uma vez que você reconheceu o que não quer, passe a trabalhar com afirmações desejando não repetir esses padrões. Afirme em voz alta: “a partir de amanhã não vou agir dessa forma porque não quero repetir esse padrão”.

Quanto mais entendemos as heranças energéticas que carregamos, melhor podemos redirecionar as nossas energias para o que queremos. Retomamos o controle sobre o nosso padrão energético e fazemos um movimento consciente para entregar uma herança melhor para nossos filhos e netos.

Deixe seu comentário