Memória Afetiva

Amigos, Colegas e Conhecidos
A vida desmorona para que possamos reconstruir

Essas lembranças fazem parte da nossa memória afetiva, e nos reconectam imediatamente àquelas pessoas ou lugares. (Imagem: Envato)

Essas lembranças fazem parte da nossa memória afetiva, e nos reconectam imediatamente àquelas pessoas ou lugares. (Imagem: Envato)

Todo mundo passa por aquela situação de se deparar com algo e ativar a lembrança de alguém ou de um momento do passado. Às vezes é um objeto ou lugar, que nos faz lembrar de alguém. Outras vezes é um cheiro ou sabor, que nos leva em uma viagem para o passado. Lembranças da família, de amigos. De momentos que vivemos e nos foram marcantes. 

Essas lembranças fazem parte da nossa memória afetiva, e nos reconectam imediatamente àquelas pessoas ou lugares. 

A memória afetiva não precisa ser algo necessariamente sobre pessoas que partiram, nem de momentos que nos levam à tristeza ou sentimentos de perda. A memória afetiva pode se manifestar e ser cultivada, para resgatar uma vibração de conforto, alegria, motivação. É preciso cuidar para que esse recurso não surja apenas em momentos saudosistas, focando em perdas e arrependimentos do passado, impedindo que sua vida flua no presente. 

A memória afetiva pode ser um gatilho poderoso para motivação e crescimento. Você pode usar aquela memória para traçar metas no presente e buscar rumos que te agradam na vida. Em casos de pessoas queridas, podemos usar essa memória de carinho como uma motivação para evluir e prosperar. Para deixar aquela pessoa “orgulhosa” de nossas conquistas.

Costumo falar que, se são lembranças de antepassados, honre o que eles representam.

Cada episódio de memória afetiva pode ser uma grande oportunidade para praticar a gratidão também. Repensar tudo o que aquele lugar, ou aquela pessoa representa. Ser grato por um período de vida, os aprendizados e conquistas que atingiu desde então. . 

As memórias afetivas sempre vão servir para nos impulsionar.
Sempre.

Deixe seu comentário